SUBSEA-TO-SHORE EM ÁGUAS ULTRA-PROFUNDAS: UM ‘MOONSHOT’ DA INDÚSTRIA OFFSHORE

Autores

  • Pedro Ivo Campos Gonçalves de Jesus

Palavras-chave:

SUBSEA-TO-SHORE, ÁGUAS ULTRA-PROFUNDAS, MOONSHOT, OFFSHORE

Resumo

A exploração marítima de petróleo e gás teve início ainda no século XIX, e ao longo de todo o século XX veio se aprimorando e se tornando uma fonte importante para a produção desta commodity, hoje amplamente utilizada em todo o tipo de finalidade, com destaque para o setor energético.
No final do século XX e início do XXI, as distâncias da costa e profundidade da lâmina d’água aumentaram vertiginosamente e as atividades em águas ultra-profundas ganharam grande importância, especialmente nas regiões do Golfo do México, Mar do Norte e na costa brasileira.
Nos dias atuais há uma tendência mundial de transformação digital em todas as indústrias, acompanhadas de um processo de transição energética para uma matriz mais limpa e menos dependente de petróleo. Nesse cenário ganha força uma abordagem de projetos autônomos, seguros e eficientes, surgindo então os projetos subsea-to-shore, sem uso de plataformas de superfície e necessidade de pessoas a bordo. Esses tipos de projetos ainda são mais voltados para campos de gás pela maior facilidade de garantia de escoamento, que é uma questão chave para este contexto.
O objetivo deste trabalho é estabelecer todo esse contexto e apresentar os principais estudos de casos atuais e as tecnologias que estão surgindo e irão ser aprimoradas ao longo dos próximos anos para que estes projetos sejam cada vez mais cotidianos, contribuindo para que a produção de óleo e gás se mantenha competitiva face ao processo de transição energética que se desenha nos próximos anos.

Downloads

Publicado


Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home4/labeco10/poliengeman.org/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
01-06-2022

Edição

Seção

Monografias

Categorias